
Seguro para Drones profissionais

Seguro para drones de todos os tipos para uso profissional.
O seguro RETA drone é um seguro obrigatório e regulamentado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). RETA significa Responsabilidades do Explorador ou Transportador Aéreo, e sua obrigatoriedade está prevista na lei 7565, de 19-12-86, do Código Brasileiro de Aeronáutica.
O que cobre o seguro RETA para drones?
Para contratar o Seguro RETA para o seu drone, você precisa ter em mãos algumas informações, como o número do certificado de cadastro do drone na ANAC (Certificado SISANT), o código da homologação do drone junto à ANATEL e outros dados pessoais e/ou da empresa responsável pela aeronave.
O que é nescessário para contratar o seguro reta?
O Seguro RETA para drones cobre danos físicos (corporais) e materiais a terceiros, além de danos a outras aeronaves em caso de abalroamento ou colisão, sendo obrigatório para uso profissional e comercial dos equipamentos. Ele funciona de forma similar ao seguro DPVAT para automóveis, garantindo cobertura para as consequências de um acidente com o drone.
Principais Coberturas:
-
Danos a Terceiros no Solo:
Protege contra danos físicos (lesões, mortes) e materiais (propriedades, veículos, plantações) causados a pessoas ou bens no solo.
-
Danos por Abalroamento:
Cobre danos resultantes de colisões do drone com outras aeronaves, conforme detalhado nas classes I, III e IV do seguro.
Obrigatoriedade e Utilização:
-
Uso Profissional:
O seguro é obrigatório para drones de uso profissional, incluindo atividades como monitoramento de culturas e aplicação de defensivos agrícolas.
-
Exceções:
Não é obrigatório para uso recreativo (hobby) ou drones em áreas muito restritas e remotas
Por que é importante:
-
Conformidade:
Garante que você esteja em conformidade com as regulamentações da ANAC, que exigem o seguro para operações não recreativas.
-
Evitar Sanções:
Evita multas, apreensão do equipamento e outras sanções previstas em caso de acidentes sem a devida cobertura.
-
Responsabilidade:
Evita que você tenha que arcar com os custos de indenização de terceiros em caso de acidentes, que podem ser muito altos.
O que acontece se eu não registrar meu drone?
Sem esse registro, os voos não são permitidos. E assim como acontece no trânsito de carros e motos, qualquer regra infringida pode ocasionar multas e penalidades.
Posso homologar meu drone sem nota fiscal?
A maioria dos drones comprados fora do Brasil não são homologados. Mesmo se você adquiriu o seu equipamento dentro do território brasileiro, porém sem nota fiscal, é provável que ele não esteja legalizado. Em ambos os casos, é necessário regularizar seu drone junto aos órgãos competentes.
